quinta-feira, 2 de julho de 2009

O Homem Invisível

Selton Mello é "o cara", vale hoje qualquer ingresso, em qualquer mídia.
Diretor e ator, sempre de grandes trabalhos, está, somente nesse momento, em 3 produções no cinema mais próximo de vc...
"Feliz Natal", como diretor, "Jean Charles", como ator, e ainda "Mulher Invisível", como protagonista total.

Fui ver este último, mas não ia sequer comentar, vale o ingresso, as piadas e as risadas, mas Selton é o grande barato do filme.
Na maioria das vezes ele tem o auxilio luxuoso de Luana Piovanni, que mostra bons progressos, mas é quando está sozinho, contracenando com o imaginário, é que ele se revela em toda sua maluquice de ator, ou alguém ainda tem dúvidas que de atores e loucos todos nós temos um pouco?
Enfim, como disse, ia ficar por isso, não fosse ter saído do cinema e ouvir na rádio CBN um trecho do programa do psicanalista Flávio Gikovate, chamado "No Divã do Gikovate", naquele exato instante ele analisava a dúvida e o pedido de socorro de mãe desesperada, porque a filha escolheu um rapaz de caráter não muito confiável para namorar, e não havia escolhido o "amigo" bom caráter e carinhoso, que "fazia tudo por ela", segundo a mamãe.
Disse ela que o argumento da filha era que "fulano é bom para amigo, mas não serve para namorar"... como assim Dr Gikovate? perguntava ela verdadeiramente aflita e confusa.
O Dr. Gikovate, disse que isso não era nenhuma surpresa, em suas consultas o que mais se vê atualmente é isso, mulheres desiludidas, homens também, e não escondia um certo "espanto" por constatar que muitas mulheres preferem os homens canalhas, os canalhas são mais difíceis e imprevisíveis, não existe calmaria, não existe paz...
(isso é um resumo, claro, entendam como quiser).
Não vou generalizar, mas discretamente, pela vivência da vida, estou mais a apostar minhas fichas na verdade dessa teoria.
Enfim, o filme trata dessas questões...e no fundo, lá no fundo, nos acena com o doce veneno teórico do amor verdadeiro, sensível, calmo, tranquilo e ideal...gente, isso ainda existe?
Vale a pena sim, ver o filme, e mais ainda, lutar pelo amor verdadeiro, aquele que nenhum canalha vai conseguir entregar, estragar...apesar de prometer.
Claudio Torres constrói na verdade uma comédia sensível sobre ideais de homens e mulheres, que de tão raros, beiram ao ridículo, mas para esses Invisíveis, podem acreditar, sempre vai existir um "final feliz", mesmo que seja apenas nas telas de cinema.

4 comentários:

Nathália Bragalda disse...

Esse sentimentalismo sem sentido que vemos cantado em canções como "Você não vale nada mas eu gosto de você" é doentio! (rs)Masoquismo sentimental? (rs) Boa questão você levantou Emilio! Vou escrever sobre algo e colocar no meu blog amanhã!
Tenho um outro blog, entre quando puder!

www.bragaldablog.blogspot.com

Beijos!

Bibi disse...

Existe final feliz fora da tela sim! Só que guarda puro sentimento no peito ainda busca por ele! E ai de nós se malucos que buscam por final, meio e início feliz não existissem! A gente traz poesia para o mundo!
Ave Selton!

Paulo C. A. Benetti disse...

Muito bem Emilio.
Quanto ao comentário da mãe para o Gikovate é bom lembrar a música do Chico, Terezinha (que é uma paródia da cantiga Terezinha de Jesus deu uma queda...
Veja a estrofe abaixo:
O terceiro me chegou
Como quem chega do nada
Ele não me trouxe nada
Também nada perguntou
Mal sei como ele se chama
Mas entendo o que ele quer
Se deitou na minha cama
E me chama de mulher
Foi chegando sorrateiro
E antes que eu dissesse não
Se instalou feito um posseiro
Dentro do meu coração
Vamos continuar sem entender.
Abração.

Vanessa Wohnrath disse...

Emilio quero que você seja um seguidor do meu blog.Registre-se lá no meu blog:http://
nomundodocinema.blogspot.com/
Te espero.